VOCE REPORTER
ADLLINK-2
INCLUSÃO

Paróquia realiza confissão e Crisma em Libras em João Pessoa

Usando a Língua Brasileira de sinais (Libras) eles vivenciaram o Sacramento da Confissão e foram Crismados, em uma celebração marcada pela emoção

20/05/2019 19h48Atualizado há 3 semanas
Por: Paraíba 10
Fonte: Paraíba 10, com assessoria
979

Jovens surdos viveram momentos especiais na Paróquia Santa Júlia, no bairro da Torre. Usando a Língua Brasileira de sinais (Libras) eles vivenciaram o Sacramento da Confissão e foram Crismados, em uma celebração marcada pela emoção. A Crisma aconteceu no último domingo, dia 12, em celebração presidia por Dom Manoel Delson. A confissão, que aconteceu em Libras, foi acompanhada pelo Pe Roberto Coura. Toda a preparação para os sacramentos foi realizada pelas catequistas Mirian Barreto, Benedita, Carlene e pela professora Edineia (UFPB), doutora em linguística e intérprete. Ao longo do ano passado, elas utilizaram uma metodologia própria usando a Língua Brasileira de Sinais, promovendo a inclusão dos surdos na iniciação cristã.

A Confissão faz parte do processo de preparação para a Crisma, então, o Padre Roberto Coura, que é interprete de Libras, realizou a confissão dos dez jovens. “Tenho especialização e Mestrado em Libras e desde 2002 sou intérprete da Língua de Sinais. Minha monografia em Teologia tratou da importância da Libras para evangelizar surdos. Essa foi minha primeira confissão na língua de sinais e foi um momento emocionante, único e cheio de graça”, disse o Padre, que é Vigário Paroquial de Santa Clara, no Alto do Mateus. A Arquidiocese da Paraíba conta com dois padres intérpretes da Língua Brasileira de Sinais: o Padre Roberto Coura e o Padre Cristóvão.

A intérprete e também crismanda, Catarina, relatou que os jovens ficaram muitos alegres em receber a formação catequética na própria língua. “Eles estavam ansiosos para a chegada do grande dia, em que seriam confirmados com o Sacramento da Crisma e com a Eucaristia. Esta experiência é uma maneira de inclusão que a Igreja Católica contribui para uma sociedade acolhedora e fraterna”, disse.

O Pároco da Igreja de Santa Júlia, o Padre Marcondes Menezes, afirmou que foi um momento de muita emoção para ele e todos os presentes. “Eu sempre tive a preocupação com o processo de inclusão. Quando cheguei na Paróquia já existia a Pastoral dos Surdos e começamos a apoiar cada vez mais o trabalho que eles faziam. Inclusive, nós já temos um jovem que foi crismado e já se tornou Ministro da Eucaristia. A celebração da Crisma no domingo foi linda e emocionante”, declarou o Padre Marcondes.

O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, falou da experiência em realizar a Crisma para esses jovens e a importância da inclusão dentro do processo de evangelização. “A acolhida aos irmãos surdos, como aos irmãos que tenham qualquer deficiência, precisa ser observada sempre pela Igreja. Eu tenho um irmão surdo, mas nossa comunicação não é necessariamente em Libras, pois, quando crianças, não tínhamos acesso, então criamos uma linguagem muito própria da família. Ao longo da minha vida sacerdotal e episcopal já ministrei sacramentos a pessoas surdas, mas essa Crisma foi especial, pois além de ser um grupo grande, eu pude falar em Libras com eles. Com a ajuda da professora, pude falar várias vezes diretamente com eles, especialmente nos momentos da renovação das Promessas do Batismo. Foi muito emocionante e fico muito feliz com o trabalho dos nossos sacerdotes aqui na nossa Arquidiocese”, disse o Arcebispo.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800.323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. Pertence à Região Geográfica Imediata de João Pessoa e à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa. A Região Metropolitana de João Pessoa é formada por João Pessoa e mais onze municípios.
João Pessoa - PB
Atualizado às 03h42
22°
Céu encoberto Máxima: 26° - Mínima: 23°
22°

Sensação

19 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
ANUNCIE ARRANHA CÉU
WINDOWS 10
ABI-RJ
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
ANUNCIE AQUI 4
Mais lidas
QUARTO DE GUERRA
JUNIOR BELCHIOR
Anúncio