VOCE REPORTER
ADLLINK-2
FUTEBOL

Botafogo-PB x Fortaleza: final da Copa Nordeste coloca frente a frente jovens técnicos perto de fazer história

Dos bancos de reserva de Fortaleza e Botafogo-PB, os técnicos Rogério Ceni e Evaristo Piza travarão uma disputa particular na grande decisão da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), na Paraíba

29/05/2019 14h08Atualizado há 3 semanas
Por: Paraíba 10
Fonte: Paraíba 10, com Gazeta Esportiva
126

Dos bancos de reserva de Fortaleza e Botafogo-PB, os técnicos Rogério Ceni e Evaristo Piza travarão uma disputa particular na grande decisão da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília), na Paraíba.

Com menos de 50 anos, os comandantes buscam faturar o título regional inédito por seus respectivos clubes, que nunca haviam chegado a uma decisão do torneio regional. Após vitória por 1 a 0 do Leão na partida de ida no Castelão, um empate serve para Rogério levantar seu terceiro caneco no Nordeste, enquanto um triunfo por dois gols de diferença é suficiente para garantir a Piza o troféu mais importante do clube paraibano.

Enquanto a equipe de Rogério Ceni se notabiliza pelo ímpeto ofensivo e vontade de controlar a posse de bola, o time comandado por Piza se destacou nesta edição da Copa do Nordeste pela força defensiva.

O Botafogo-PB teve, empatado com o CSA, a melhor defesa do campeonato na fase de grupos com apenas três gols sofridos em oito jogos. Jogando dentro de casa no Amigão a equipe se manteve intransponível, anotando quatro gols e não sofrendo nenhum.

Já o Fortaleza, teve o terceiro melhor ataque da fase de grupos com 12 gols anotados, sendo que também foi a equipe que mais finalizou na competição, com 119 disparos.

No dois confrontos entre os técnicos, um a um no placar. No primeiro encontro, na fase de grupos do Regional, melhor para Piza, que comandou a vitória do Botafogo por 1 a 0 no Amigão. No segundo, a primeira partida da decisão da Copa do Nordeste, com vitória dos cearenses pelo mesmo placar.

 

História nos clubes

Após desembarcar no inicio de 2018 em Fortaleza, Rogério Ceni precisou de pouco tempo para construir uma idolatria no Tricolor do Pici. Após desconfiança com o vice-campeonato cearense, o Leão teve um inicio astronômico e faturou a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez da sua história.

De contrato renovado, o ídolo do São Paulo se vingou do Ceará no Estadual de 2019, derrotando a equipe rival na decisão, enquanto encaminhava a equipe para a fase de mata-mata da Copa do Nordeste.

Nas quartas, triunfo sem sustos diante do vitória no Barradão por 4 a 0. Nas semifinais, maior dificuldade e uma vitória dura por 1 a 0 contra o Santa Cruz, novamente em jogo único dentro de casa, devido à campanha superior.

No outro lado da final, uma história menos conhecida mas também vitoriosa. Evaristo Piza, após sete anos trabalhando no futebol do interior paulista, com passagens por equipes como Guarani e Mirassol, desembarcou na Paraíba em meados de 2018 para assumir pela primeira vez uma equipe nordestina.

Os resultados não demorariam para aparecer. Com o objetivo de garantir o acesso para a Série B, a equipe paraibana terminou a primeira fase na 4ª colocação do grupo A e avançou para as semifinais para encarar o xará de São Paulo. A aventura do Ferro, porém, parou por aí, após desclassificação nos pênaltis para os paulistas.

Em 2019, já conhecendo a casa, Piza comandou o Botafogo para o título do Campeonato Paraibano e a segunda melhor campanha na fase de grupos da Copa do Nordeste. Nas quartas de final, a equipe passou pelo CSA por 3 a 1 no Amigão, e nas semifinais pelo Náutico, mais uma vez em João Pessoa, por 2 a 1.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João PessoaJoão Pessoa - PB João Pessoa é um município brasileiro, capital e principal centro financeiro e econômico do estado da Paraíba. Com população, estimada em 2018, de 800.323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. Pertence à Região Geográfica Imediata de João Pessoa e à Região Geográfica Intermediária de João Pessoa. A Região Metropolitana de João Pessoa é formada por João Pessoa e mais onze municípios.
João Pessoa - PB
Atualizado às 04h24
22°
Chuva fraca Máxima: 26° - Mínima: 23°
22°

Sensação

17 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
ANUNCIE ARRANHA CÉU
WINDOWS 10
ABI-RJ
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
ANUNCIE AQUI 4
Mais lidas
JUNIOR BELCHIOR
QUARTO DE GUERRA
Anúncio