DIÁRIO DO PAÍS
VOCE REPORTER
ADLLINK-2
MAIS VAGAS

Comissão de Educação aprova parecer de Pedro que destina dinheiro recuperado de corrupção para primeira infância

Não posso deixar de afirmar que a destinação de recursos para a primeira infância é medida mais que bem vinda

13/06/2019 09h38Atualizado há 4 dias
Por: Júnior Belchior
Fonte: Paraíba10/Assessoria
75

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12), o relatório do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) ao Projeto de Lei 1497/19, de autoria do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE). A proposta destina recursos desviados pela corrupção e lavagem de dinheiro para criar o Fundo para Expansão da Educação Infantil (FEEI), cuja finalidade é financiar a ampliação do número de vagas para essa faixa etária, como direciona a meta 1 do Plano Nacional de Educação.
 
O fundo terá três fontes de recursos: as multas administrativas aplicadas às empresas com base na Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13); a parcela brasileira da multa aplicada à Petrobras pelo governo norte-americano para encerrar as investigações sobre corrupção na empresa; e os bens e direitos retirados de acusados por crime de lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98). A verba não poderá ser contingenciada ou utilizada com finalidades que não as expressas pela lei.
 
“Não posso deixar de afirmar que a destinação de recursos para a primeira infância é medida mais que bem vinda. Para corroborar a afirmação, cito uma de minhas maiores referências na luta pela Educação no país, o professor Cristovam Buarque: ‘Porque o berço da desigualdade é a desigualdade do berço’. Convicto de que se salvarmos uma geração, essa geração salvará o Brasil, meu voto é pela aprovação do Projeto de Lei 1.492, de 2019, com a emenda que ora apresento”, destacou Pedro.
 
O parlamentar, que preside a Comissão de Educação, defendeu a proposta, para quem a matéria converge com dois preceitos constitucionais: a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. “O investimento do poder público em ações de proteção e estímulo à criança nos seus primeiros anos de vida, de forma a minimizar as diferenças de perspectiva entre aqueles bebês nascidos em lares pobres e os nascidos em famílias com melhores condições materiais, constitui o instrumento mais efetivo no combate à desigualdade social”, disse.

Dados – Dados apresentados em audiência pública realizada na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal, mostram que das 8.824 creches e escolas que deveriam ter sido construídas desde o início do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), criado em 2007, menos da metade foi finalizada e apenas 1.478 de fato estão em funcionamento. Há ainda, dentro da soma, 304 obras paralisadas, mas com contratos em vigor, e 710 obras abandonadas.
 
Conforme Pedro, nos cálculos dos especialistas, a não abertura das vagas decorreu em no mínimo 1,2 milhão de bebês e crianças sem atendimento, para além do desperdício material quantificável de cerca de R$ 2 bilhões. Por esse motivo, o PL 1497/2019 prioriza a finalização de obras paralisadas ou abandonadas e estabelece mecanismos para evitar que situações como essas se repitam.
 
META 1 – A meta 1 do PNE (Lei 13.005/14) prevê a universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos e a ampliação da oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência do plano (2024).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BrasíliaBrasília - DF Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
João Pessoa - PB
Atualizado às 14h38
25°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 22°
25°

Sensação

13 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
ANUNCIE ARRANHA CÉU
WINDOWS 10
ABI-RJ
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
ANUNCIE AQUI 4
Mais lidas
QUARTO DE GUERRA
JUNIOR BELCHIOR
Anúncio