ADLLINK-2
VOCE REPORTER
NESTA QUINTA

Emoção marca homenagem aos 70 anos da Taquigrafia da Assembleia Legislativa da Paraíba

Durante discurso, o deputado Eduardo Carneiro destacou a importância do trabalho dos taquígrafos para a história da Paraíba, principalmente para a história política

14/06/2019 10h55Atualizado há 14 horas
Por: Júnior Belchior
Fonte: Paraíba10/Assessoria
99

O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ficou lotado, nesta quinta-feira (13), durante sessão especial para homenagear os 70 anos da taquigrafia da Casa. A homenagem proposta pelo deputado Eduardo Carneiro (PRTB) aconteceu em um clima de muita emoção através de um resgate histórico da política paraibana feito por depoimentos de servidores e ex-servidores do Parlamento estadual, como a primeira taquígrafa nomeada e primeira diretora do setor no Legislativo, com ingresso em 1949.
 
Durante discurso, o deputado Eduardo Carneiro destacou a importância do trabalho dos taquígrafos para a história da Paraíba, principalmente para a história política. O parlamentar também aproveitou para homenagear a mãe, Ana Lúcia Carneiro, que trabalhou na taquigrafia da Assembleia Legislativa por 33 anos.
 
“Eu passei parte da minha infância no setor de taquigrafia desta Casa, pois saía da escola e vinha ficar com a minha mãe. Era um tempo muito bom e tenho ótimas recordações, principalmente do comprometimento dos servidores da Casa que trabalhavam com muito empenho para registrar a história, os acontecimentos do Poder Legislativo”, destacou o deputado, afirmando que o setor taquigráfico é parte da sua história e da sua essência.
 
Emocionada, a revisora aposentada Ana Lúcia Carneiro disse que a sua história de vida se confundia com a do plenário da Casa, pelos 33 anos vividos servindo o Poder Legislativo. Ao lembrar um pouco da história e dizer que o trabalho na taquigrafia a tornou a mulher de hoje que opina, tem decisão e pensamento próprio, Ana Lúcia agradeceu a homenagem feita pelo deputado Eduardo Carneiro. “Sempre digo ao meu filho: Você está deputado, não é deputado, então trabalhe pelo povo que o confiou esse mandado. Estou muito feliz hoje por essa homenagem. E entre tantas alegrias que você tem me dado, essa é mais uma e muito importante. Muito obrigado!”, agradeceu.
 
Albanisa Barbosa, a primeira taquígrafa e diretora do setor taquigráfico da Assembleia Legislativa, relembrou a dificuldade que enfrentava ante a falta de recursos tecnológicos, contando apenas com o bloco de papel e um lápis grafite para fazer os registros dos discursos. Lembrou ainda dos debates acalorados diante da efervescência política. “Lutamos muito, mas conseguimos vencer. Hoje vemos dinamicidade e eficiência do setor que tem compromisso com a história da Paraíba. Agradeço ao deputado Eduardo Carneiro por esse momento especial e que me emociona muito”, afirmou.
 
Graça Ramalho, representando o setor de Divisão de Tradução e Revista Taquigráfica, agradeceu a realização da sessão e prestou uma homenagem ao servidor Jório Maia, conhecido como professor. “Não podemos passar por esse dia sem falar do nosso professor que tem se dedicado integralmente a essa profissão de guardiões das normas taquigráficas, que eternizam os discursos dos parlamentares em todas as épocas. É muito bom ver que o trabalho desempenhado por nós tem esse reconhecimento por parte do deputado Eduardo Carneiro”, destacou.
 
O ex-deputado Ramalho Leite, representando sua mulher, Marta Ramalho - taquígrafa aposentada - parabenizou Eduardo Carneiro pela sessão especial e destacou a profissão como sendo a alma da Assembleia e de qualquer outro colegiado que necessita dos registros. “A taquigrafia aqui é muito familiar para mim, pois tenho familiares que trabalham nessa profissão que me orgulham muito por manterem vivo esse componente da história”, disse.
 
Homenagem - Ao final da sessão, foi realizada a entrega de comendas aos servidores e ex-servidores do setor de taquigrafia da Assembleia Legislativa. Na placa entregue, o presidente da Casa, Adriano Galdino e o deputado Eduardo Carneiro agradecem ao empenho, compromisso e contribuição de cada um para a manutenção da história do Poder Legislativo.
 
Presenças - Os deputados Wallber Virgolino (Patriota), Raniery Paulino (MDB), Ricardo Barbosa (PSB), Cabo Gilberto Silva (PSL), Anderson Monteiro (PSC) e Doutora Paula (Progressistas) se revezaram na tribuna da Casa para parabenizar a iniciativa de Eduardo Carneiro em realizar a sessão especial. Os parlamentares destacaram a importância do setor para o registro histórico do Estado. Também estiveram presentes Marília Souto, Presidente da Associação dos Servidores de Carreira da ALPB; Liliane Araújo, Ouvidora da ALPB; além do secretário de Estado da Articulação Política, João Gonçalves.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 03h53
22°
Céu encoberto Máxima: 26° - Mínima: 23°
22°

Sensação

19 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
WINDOWS 10
ANUNCIE ARRANHA CÉU
ABI-RJ
Municípios
FLAMENGO
Últimas notícias
ANUNCIE AQUI 4
Mais lidas
QUARTO DE GUERRA
JUNIOR BELCHIOR
Anúncio